Notícias

Confira as últimas novidades do mundo da nutrição, dicas e receitas.

3 de fevereiro de 2014

A Importância da Nutrição Hospitalar

Por Larissa Mattos Paim

 

Para entender melhor

A nutrição hospitalar envolve todo o cuidado com o paciente internado em uma unidade de saúde quanto ao seu estado nutricional, englobando: avaliação do estado nutricional no momento da admissão hospitalar; evolução dietoterápica no prontuário, contendo avaliação real da ingestão alimentar diária; folhetos e materiais em geral explicativos, com recomendações gerais e para o caso clínico específico do paciente; orientações verbais e esclarecimento de dúvidas do paciente / cuidador.

Quando não se tem uma sistematização destas ações, nota-se frequentes casos de desnutrição de pacientes internados. Estudos mostram que a desnutrição hospitalar é uma realidade atual nas unidades de saúde,e que aumenta conforme o tempo de internação do paciente. Apesar de alguns casos de desnutrição serem anteriores à internação, fato que ocorre com maior frequência em países subdesenvolvidos, tem-se grande incidência de desnutrição intra-hospitalar, ou seja, aquela gerada durante a internação, mesmo em países desenvolvidos.

O estado nutricional de pacientes hospitalizados pode ser avaliado por diversos métodos, como:

tabela 01

 

Objetivos

No âmbito hospitalar, é necessário fazer a detecção dos pacientes em risco nutricional, permitindo realizar intervenção nutricional primária nos mesmos, evitando assim, a instalação de um quadro de desnutrição. A nutrição hospitalar tem como maior objetivo a manutenção de um estado nutricional adequado de seus pacientes, envolvendo desde a prevenção até o tratamento de riscos nutricionais.

 

Fatores determinantes

A terapia nutricional é de extrema importância para a manutenção de um adequado estado nutricional.

infografic02 (1)

 

Com base nestas informações é possível destacar a importância do profissional nutricionista nas unidades de saúde, que a partir de um contato direto com o paciente, prova a efetividade de suas condutas no bom/adequado estado nutricional dos pacientes internados em hospitais que dispõem destes profissionais.

Referências:
MELLO, Elza Daniel, et al. Desnutrição hospitalar cinco anos após o IBRANUTRI. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, Porto Alegre, Maio / Junho, 18(2):65-69, 2003.

GARCIA, Rosa Wandar Diez, et al. Estado nutricional e sua evolução em pacientes internados em clínica médica. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, Porto Alegre, Março / Abril, 19(2):59-63, 2004.

MERHI, Vânia Aparecida Leandro, et al. Estado nutricional de pacientes hospitalizados em um hospital privado. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, Porto Alegre, Agosto / Setembro, 19(3):116-122, 2004.

SOUSA, Arnete Araújo de. Tecnologias de gestão dos cuidados nutricionais: recomendações para qualificação do atendimento nas unidades de alimentação e nutrição hospitalares. Revista de Nutrição, Campinas, Out/dez, 2004;

CAMPOS, Silvia Henrique de; BOOG, Maria Cristina Faber. Cuidado nutricional na visão de enfermeiras docentes. Revista de Nutrição, Campinas, Mar/abr,2006

GARCIA, Rosa Wanda Diez. A dieta hospitalar na perspectiva dos sujeitos envolvidos em sua produção e em seu planejamento. Revista de Nutrição, Campinas, Mar/Abr, 2006.

RASLAN, Mariana et al. Aplicabilidade dos métodos de triagem nutricional no paciente hospitalizado. Revista de Nutrição, Campinas, Set/out,2008

Formas de contato

Alameda das Rosas, 2243, Setor Oeste
Goiania, Goiás, Brasil
CEP: 74125-010

contato@vianut.com.br
+55 62 3291-6350
+55 62 9 9129-3174 - Whatsapp